6pasos_adaptacao_lentes_de_contacto

6 passos para uma boa adaptação com lentes de contato

A lente de contato é uma excelente opção para corrigir as ametropias (miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia). Diariamente milhões de pessoas utilizam lentes de contato para corrigir o grau. Porém alguns cuidados devem ser tomados para uma boa relação entre adaptação, conforto e visão e segurança.
Primeiro é necessário realizar um exame oftalmológico completo para saber se está apto para fazer o uso de lentes de contato. Alguns exames deverão ser realizados para esta avaliação, em seguida o teste com as lentes de contato específica para cada caso poderá ser realizado.
Informações sobre o uso e treinamento para aprender a fazer o manuseio e higienização das lentes de contato são importantes principalmente para pacientes que estão em seu primeiro contato com as lentes.
Caso o usuário não atente a algumas recomendações, infecções relacionadas ao uso de lentes de contato podem acontecer, portanto EVITE:
– Dormir com as lentes de contato;
– Não limpar as lentes e nem o estojo das lentes;
– Reutilizar a solução de armazenamento das lentes no estojo;
– Estender o prazo de uso das lentes de contato.


Alguns sinais e sintomas podem surgir caso não haja alguns cuidados com o uso de lentes de contato. Se por acaso você estiver presenciando alguma dessas alterações deverá ser consultado com o seu oftalmologista com brevidade. São os casos de:
– Embaçamento visual
– Olho vermelho
– Dor nos olhos
– Lacrimejamento excessivo
– Sensibilidade aumentada a luz
– Sensação de areia nos olhos
Portanto, seguem 6 dicas para uma boa adaptação com lentes de contato:

Higienização das lentes
– Antes de usar as lentes de contato você deve realizar a higienização delas. Portanto lave bem as mãos, coloque as lentes de contato na palma da sua mão e com o dedo indicador da outra mão (também limpa) realize movimentos de fricção com solução apropriada para limpeza das lentes, dessa forma, você está retirando bactérias e proteínas que ficam acumuladas nas lentes de contato.

Uso de Soluções adequadas
– As lentes de contato devem ser armazenadas em estojos apropriados com solução específica para lentes de contato. Jamais utilize soro fisiológico para armazenamento no estojo das lentes de contato. O soro fisiológico guardado em ambientes não apropriados podem conter germes e causar infecções graves nos olhos.

Troca do estojo
– O estojo de armazenamento das lentes de contato devem ser trocados pelo menos a cada três meses.

Descansar
– Seus olhos merecem um “descanso”das lentes de contato. Portanto, jamais deverá dormir com elas e também, fique um breve período sem uso de lentes de contato.

Troca das Lentes
– Troque as lentes no prazo determinado pelo fabricante. O tempo ideal deve ser contado a partir da abertura da caixa de lentes de contato e o prazo de uso deve ser respeitado. Existem lentes descartáveis de uso diário, troca semanal, quinzenal e mensal. Portanto, escolha a que mais se adapta à você.

Avaliação oftalmológica
– Realize consultas com frequência com o seu oftalmologista. Ele está habituado com os primeiros sinais de uma inadequada adaptação e irá orientá-lo para o que for necessário.

É importante ressaltar a necessidade de avaliação oftalmológica periódica para tirar possíveis dúvidas além de avaliar a condição ocular.
Espero ter contribuído com essas informações para que realize o uso de lentes de contato adequadamente e possa fazer parte dessas milhões de pessoas que fazem o uso das lentes de contato diariamente.

Compartilhe esse artigo

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email